Fitoterápicos: o que é Aguardente Alemã? | BioVidaNatural

Fitoterápicos: o que é Aguardente Alemã?

Publicado: 24/05/2018


A Aguardente Alemã é um fitoterápico que tem como indicação ser um coadjuvante no tratamento de casos de derrame, paralisias corporais e faciais, dores de cabeça, problemas circulatórios, má digestão, entre outros. Além disso, é uma solução natural que está inserida no contexto brasileiro há alguns anos. O que, no entanto, tem avançado em relação aos produtos advindos da natureza é o conhecimento trazido por profissionais que permite, por exemplo, uma melhor administração de dosagem e suplementação.

Aguardente Alemã: informações fundamentais


Na cultura popular brasileira, a adoção da Aguardente Alemã é algo consolidado. Entretanto, não há indicações precisas para o seu uso. Por ser um conhecimento empírico, em geral, há um senso comum do quanto se deve ser consumido e em quais situações. Por sua vez, quando um médico naturopata ou um profissional habilitado são consultados, podem prescrever com precisão qual a dosagem e como deve ser utilizada a solução. Em qualquer tratamento, é fundamental o acompanhamento de um especialista, o que não exclui este caso.


A Aguardente Alemã tem em sua composição: vinho moscatel, jatapa, pichulim, jalapão, noz -moscada, pílula contra, pílula quatro humores, imburana, angelim preto, mostarda, flor estrelada e semente de girassol. É importante ressaltar que não trata-se de uma bebida alcoólica, mas sim um produto fitoterápico. A sugestão de uso é de três colheres de sopa ao dia. Mas, em casos mais graves, pode-se aumentar uma dose de 30 ml para duas vezes ao dia e, após, continuar com a ingestão convencional. Novamente, entra em cena o profissional, que irá avaliar em qual cenário se encontra a sua necessidade.


O produto tem como principal composição a jalapa, que é vendida em farmácias. Mais um argumento que reforça a importância de aproveitar o conhecimento tradicional - que é o uso dos produtos naturais - aliado com a experiência acadêmica de um especialista. Por ser da categoria de soluções naturais, é utilizado como apoio nos tratamentos médicos. Sendo assim, os pacientes não devem ingerir por conta e realizar substituições de medicamentos sem consultar um profissional especializado que poderá orientar sobre como fazer a suplementação adequadamente, sem que exista necessariamente uma troca.

Aguardente Alemã: a ascensão dos produtos naturais


Os insumos que partem da natureza estão sendo cada vez mais valorizados pela população. O que é uma ótima notícia! Juliana Carreiro, jornalista e responsável pelo blog "Comida de Verdade", do portal do Estadão, traz alguns dados interessantes sobre o assunto. De acordo com um estudo promovido pela Euromonitor Internacional, entre os anos de 2009 e 2014, o mercado de alimentação saudável obteve um crescimento de 98% no país. Outro relatório, The Top 10 Consumer Trends for 2017, diz ainda que os consumidores estão até mesmo dispostos a pagar mais. Porém, eles querem obter um produto que traz mais benefícios para a saúde.


Um estudo da ESPM, voltado para Pesquisa de Mercado, conduzido por Angela Gomes, analisou o novo consumidor de produtos naturais. A acadêmica fala sobre como a década de 70 foi relevante para colocar o modelo alimentar em pauta. A partir disso, começou-se a falar mais sobre agentes químicos e alimentos naturais e orgânicos. Após o século XX, a preocupação tornou-se ainda mais forte e passou a ser, inclusive, um símbolo de um consumo diferente em um mundo mais aberto para o que é natural e respeita o meio ambiente.


Por que é importante saber sobre isso para entender o uso da Aguardente Alemã? Por se tratar também de um produto natural, suas bases de utilização estão vinculadas com o novo panorama de saúde no Brasil e no mundo. Ou seja, um ápice do consumo do que faz bem e traz benefícios. Trocou-se os enlatados e químicos por algo que é tão inerente à própria história do ser humano: a busca na natureza da cura e da prevenção de malefícios. No estudo de Gomes, o comportamento do consumidor está muito relacionado com um autoconceito construído sobre o produto - as pessoas querem ser saudáveis, querem se identificar com esses valores e obter qualidade de vida.


Na pesquisa da especialista, há ainda uma distinção entre o considerado "radical", que é aquele consumidor bastante consciente da sua escolha por um produto natural, como a Aguardente Alemã, e o chamado "novo natural", que está se abrindo e descobrindo o tema somente agora. O primeiro já tem argumentação e convicção de que a natureza provê o que ele precisa. No segundo caso, é preciso fornecer mais conhecimento para que esse novo grupo consiga vislumbrar todas as possibilidades de bem-estar e tratamentos que suplementam e otimizam os resultados.


Em nosso blog, procuramos sempre trazer informações dos mais variados usos de produtos naturais, desde para fins estéticos até para aumentar a satisfação em algum momento de sua vida. Também explicamos sobre as soluções, a necessidade de contar com especialistas e como cada quadro se encaixa em um dos meios de tratamento e prevenção retirados da natureza.


Quer saber mais sobre produtos naturais e Aguardente Alemã? Entre em contato com a BioVida Natural. Nossos canais estão abertos aqui no site pelo chat online, Whatsapp e em nossas redes sociais. :)

Voltar