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10 alimentos para melhorar a imunidade do seu organismo

Publicado: 26/04/2018


A saúde corporal está muito mais relacionada com “passar numa feira livre” - com ênfase no consumo de produtos orgânicos -, do que “visitar uma farmácia”. Quem diz isso é a bióloga e geneticista da Universidade Federal de Santa Maria - RS, Ivana da Cruz, em uma reportagem do Globo Repórter. Na mesma ocasião, foi mostrada uma receita básica para melhorar a imunidade: vida simples, alimentação correta e dieta natural.


Melhorar a imunidade é o mesmo que aumentar as defesas do organismo. Os agentes para que isso ocorram podem estar logo ali, numa horta ou feira de rua. A especialista Ivana da Cruz tem estudado há dez anos sobre como os alimentos possuem um alto potencial anti-inflamatório. Ela conseguiu listar 40 alimentos com maior poder anti-inflamatório. Foram classificados:

  • Frutas (uva, abacate, limão, maçã, abacaxi, etc.),

  • Temperos (alho, gengibre, pimenta vermelha, alecrim, etc.),

  • Verduras e legumes (brócolis, pimentão vermelho, cebola, tomate, abóbora, etc.),

  • Cereais (lentilha, ervilha, feijão, aveia, cevada, etc).


Em outra reportagem, dessa vez da BBC Brasil, afirmou-se que a mudança na alimentação é capaz de melhorar a imunidade contra resfriados constantes. Existem determinados tipos que fortalecem o corpo justamente contra doenças do gênero. Emma Williams, da Fundação Britânica de Nutrição, na oportunidade, reforçou que a dieta equilibrada é considerada a forma mais correta de fazer com que o organismo receba as vitaminas e minerais que farão diferença na hora do seu fortalecimento.


Vamos conhecer mais sobre os alimentos que irão auxiliar a melhorar a imunidade do seu organismo? Selecionamos 10 opções para incluir em sua rotina!

10 alimentos para melhorar a imunidade


Melhorar a imunidade está relacionada com mudanças e manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada. Para quem busca bem-estar e qualidade de vida, é fundamental prestar atenção no que vem ingerindo ao longo dos anos e quais serão as consequências. É possível sempre promover transformações e obter ganhos ao acrescentar determinados alimentos e promovendo melhorias nas refeições.


Pensando nisso, fizemos uma pesquisa sobre os alimentos que têm sido recomendados por especialistas. Escolhemos 10, incluindo plantas, temperos e cereais. No entanto, ainda há uma série de produtos que podem oferecer benefícios. Recomendamos consultar seu médico ou especialista para saber quais são os mais indicados para objetivos específicos.


Abaixo, apresentaremos aqueles que, de forma geral, irão contribuir para melhorar a imunidade da maioria da população e são facilmente encontrados.


1. Cúrcuma: é uma planta medicinal, alaranjada, que é recomendada para auxiliar em problemas gastrointestinais, temperatura elevada (estado febril e febre), resfriados recorrentes e diminuição do colesterol. Aqui, você pode conhecer mais aplicações que irão melhorar a imunidade do seu organismo.


2. Alho: é um grande conhecido da cultura brasileira que incentiva o uso de produtos naturais para melhorar a imunidade e combater determinados malefícios. É usualmente recomendado para prevenir resfriados e gripes.


3. Tomate: o tomate, bastante presente nas refeições mais caseiras da população, é um aliado importante para melhorar a imunidade em relação a doenças cardiovasculares. Promove ainda a remoção de radicais livres que afetam o envelhecimento celular e, consequentemente, deixam seu corpo mais exposto.


4. Cebola: mais uma da série "tradição das refeições brasileiras". A cebola tem uma função muito importante na hora de melhorar a imunidade. O alimento consegue evitar doenças virais e alérgicas.


5. Gengibre: cada vez mais o gengibre tem aparecido nas listas de alimentos recomendados para uma dieta equilibrada. Sua ação bactericida auxilia na potencialização das defesas naturais. É reconhecido também com um termogênico excelente para a perda de peso.


6. Pimenta: os temperos entram com tudo na nossa lista. A pimenta é uma fonte natural da substância betacaroteno que é transformada em vitamina A. Isso significa que seu uso pode ser essencial para criar camadas de proteção no corpo contra possíveis infecções.


7. Chá branco: está na dúvida sobre os líquidos que podem ajudar a melhorar a imunidade? O chá branco pode fazer parte das suas escolhas. Com um poderoso antioxidante, a catequina, otimiza bastante as defesas do organismo.


8. Frutas cítricas: desde a laranja e o limão até o kiwi e a acerola, as frutas cítricas são uma fonte incrível de vitamina C. Elas ainda são antioxidantes, com fibras e ação anti-inflamatória. Atuam desde a prevenção de doenças cardiovasculares até no combate ao câncer.


9. Azeite: com Ômega-3 a todo vapor, o uso do azeite pode ajudar na ação anti-inflamatória das artérias e a melhorar a imunidade.


10. Couve: bastante versátil, pode ser utilizada na salada ou até nos famosos sucos detox. É uma folha que permite ao organismo se desfazer de substâncias prejudiciais e, por isso, age como anti-inflamatória. Tem ainda efeito positivo na cicatrização e nas renovação de células.


O que achou da nossa lista? Procuramos enfatizar alternativas que podem começar como um "complemento" de uma dieta saudável até que seja feita a adoção de mais frutas, cereais e outros alimentos que podem melhorar a imunidade.


Compartilhe conosco quais são os alimentos que você costuma ingerir e quais efeitos positivos consegue sentir!

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