Dicas para lidar (e melhorar!) uma rotina acelerada | BioVidaNatural

Dicas para lidar (e melhorar!) uma rotina acelerada

Publicado: 09/03/2018


Você é ou faz o que realmente quer? Encontrar a própria essência e descobrir qual é o seu propósito não podem ser impedidos por barreiras autoimpostas, como uma rotina acelerada e falta de tempo para si mesmo. O educador Mario Sergio Cortella garante que ninguém consegue existir sem uma razão, mesmo que comece com fundamentos básicos. Caso contrário, a pessoa irá usar os desafios diários como desculpas para a estagnação ou continuar a praticar ações no piloto automático.


Quando as pessoas param o que estão fazendo e começam a buscar o propósito é o início de uma nova jornada de reconhecimento, de entender por quais motivos têm determinadas atitudes ou reações. Isso permite que se esteja preparado para receber os momentos felizes e aproveitá-los. Mas nem sempre é fácil realizar esse exercício por muito tempo. É natural que a maior parte da população seja engolida por uma rotina acelerada, cada vez mais estimulada por um olhar míope do “agora”.


Esperar não é a melhor solução. Então, como iniciar um processo para uma existência com mais sentido? Primeiro, com boas práticas para driblar a rotina acelerada.

1. Como desconstruir uma rotina acelerada?


Os afazeres são tantos. Há diversas pessoas que dependem das suas ações. No trabalho, chefes e colegas estão sempre exigindo mais. Como não ter uma rotina acelerada dentro de um cenário assim? Com migalhas de pão. É preciso entender que ninguém conseguirá uma refeição inteira com um sentido de vida. É necessário, aos poucos, ir se alimentando de boas práticas.

1. Você está realmente escutando?


Em sua palestra "como uma vida saudável quase me matou", A.J. Jacobs recomenda que as pessoas não tomem atitudes drásticas para melhorar sua rotina acelerada. O bem estar não está relacionado com uma série de recomendações cansativas. Um dos primeiros conselhos que ele dá é: viver de forma mais silenciosa.


Aprender a ouvir é se livrar de ruídos externos. O barulho em excesso faz com que o ser humano seja induzido para um comportamento de stress de "lutar ou fugir". Com o passar do tempo, isso pode gerar doenças cardiovasculares.


Na reportagem “Ouça, apenas ouça”, da revista Vida Simples, mais pontos são levantados sobre ouvir de forma verdadeira. Começa-se a absorver sons que até então passavam despercebidos, como um músico de rua e um pássaro no meio do concreto da cidade. A opinião não sai da boca para fora, como um foguete. Quanto mais se ouve externamente, mais é possível trazer isso internamente para novas escolhas, experiências e mudanças de atitude. Faz bem para a interação e o aprofundamento de relacionamentos. Além disso, o ouvir sem julgamentos, traz mais generosidade para o que era uma rotina acelerada.

2. Uma rotina acelerada faz a mente transbordar


Uma técnica de milênios é capaz de trazer mais qualidade de vida para uma rotina acelerada? A resposta está na meditação. Quando não se presta atenção, mas apenas se deixa levar pelas ações, a mente fica lotada. Mas nada do que está ali realmente importa. Meditar faz com que a ociosidade automática de todos os dias seja substituída por uma ativação consciente, trazendo equilíbrio emocional.


A meditação contribui com o processo de autoconhecimento, de encontrar o propósito diante de uma rotina acelerada. Uma mente agitada está em constante movimentação, indo do passado para o futuro em segundos, mas não consegue se fixar no momento presente. Há mais ganhos comprovados, pesquisadores da Universidade da Califórnia, descobriram que a prática é recomendável para evitar o acúmulo de gordura nas artérias. Antes, instituições acadêmicas, já tinham atestado que meditar atua positivamente no combate ao stress e funciona como um tranquilizante natural.

3. Não em quantidade, mas relacionamentos com qualidade


Há mais de 75 anos que profissionais estudam um determinado grupo de homens com um objetivo, descobrir do que é feita uma vida boa. Robert Waldinger, um dos herdeiros dos fundadores do estudo, resume que para se alcançar uma vida considerada boa é fundamental ter, igualmente, bons relacionamentos. Ou seja, não importa a quantidade de eventos de network ou o número de amizades em redes sociais, isso só contribui para uma rotina acelerada, mas não para a felicidade.


Entre as lições aprendidas no decorrer do longo estudo, os bons relacionamentos estão em primeiro lugar. Mesmo numa rotina acelerada, é preciso abrir espaço e cuidar deles. Pois, são essas conexões com familiares, amigos e parceiros, que farão com que o indivíduo se torne mais feliz e saudável. Lembrando que sempre é possível ficar só mesmo estando rodeado de pessoas e, por isso, o que importa é a qualidade.

2. Passo-a-passo para uma rotina acelerada saudável suco sanduíche com pessoas ao fundo biovida


Rotina acelerada não precisa ser sinônimo de doenças, mau humor e stress. Como vimos acima, há práticas comprovadas que podem ser inseridas no cotidiano para trazer mais propósito e saúde. Também preparamos um passo-a-passo com mais dicas para adotar com facilidade - e um pouquinho de esforço:


  • O que está no seu prato? Os estudos mostram cada vez mais a conexão entre alimentos saudáveis com qualidade de vida.

  • Como é sua relação com as redes sociais? De acordo com Cortella, o mundo digital é um grande aliado do autoengano. É preciso cautela com o que é ou não verdadeiro.

  • Meditar é uma prática diária? Não é preciso 30 minutos. Nem mesmo 10. O lado positivo do virtual é que existem aplicativos, como o Insight Timer, que permitem uma meditação de qualquer duração e em qualquer local.

  • O que ouviu hoje? Consegue lembrar dos sons diferentes que vieram da rua? Ou o que seu colega acabou de dizer? Pratique o “ouvir mais e melhor”.

  • Como estão seus relacionamentos? Pense na última vez que conversou de verdade com seus amigos ou parceiro. Como foi e quando visitou a família. Para ter bons relacionamentos, é preciso cultivá-los.

  • O que vai fazer hoje? O planejamento é um dos segredos para melhorar a rotina acelerada. Dividir as tarefas por dias da semana, sem a ilusão de que conseguirá fazer mais do que o humanamente possível. Utilizar técnicas, como Pomodoro, para controlar o tempo de trabalho e descanso da mente.


Quais são as dicas que você já aplica diariamente? Quais outras aconselha para lidar com uma rotina acelerada? Compartilhe com a gente!

Voltar