Série Fitoterápicos: como usar Unha de Gato e Uxi Amarelo | BioVidaNatural

Série Fitoterápicos: como usar Unha de Gato e Uxi Amarelo

Publicado: 21/06/2018

O que nossa saúde necessita nem sempre está tão longe quanto imaginamos. Muito mais do que precisamos pode ser encontrado na natureza. Porém, com o passar dos anos, certos conhecimentos foram se perderam. Inclusive, falamos em outra ocasião sobre uma dúvida bastante comum: tratamentos naturais funcionam até qual ponto? Então, pensando em compartilhar informações - e receber também feedbacks, criamos a série sobre fitoterápicos. O nosso assunto de hoje será unha de gato e uxi amarelo.


Para poder entrar com mais profundidade no assunto, vamos falar sobre o que é unha de gato e uxi amarelo. Depois, apresentaremos os benefícios que proporcionam.

O que é unha de gato e uxi amarelo?


O que é unha de gato e uxi amarelo? Primeiramente, o Uxi faz parte de uma família de árvores altas pertencentes às humiriáceas. Elas podem ser encontradas - e são nativas de lá - na Amazônia. O aspecto delas reflete na forma de consumo. Para visualizar como são: possuem um tronco bastante liso e uma superfície reta, com casca acinzentada e uma madeira de nível elevado de qualidade. Na questão da flora, suas folhas são denteadas e dão origem a drupas comestíveis, além de sementes oleaginosas. Outro nome por qual são conhecidas é Uxipuçu, identificadas igualmente no Amazonas e no Pará.


A unha de gato é, da mesma forma, uma planta. Mas, dessa vez, com maior incidência no Peru. Geralmente, cresce apoiada numa árvore e, por isso, é considerada uma trepadeira arbustiva. O nome, bastante curioso, tem origem nos espinhos que aparentam unhas de felinos. A unha de gato e uxi amarelo possuem a nomenclatura, respectivamente, de Uncaria tomentosa e Endopleura uchi.

Quais os benefícios da unha de gato e uxi amarelo?


Reforçando sempre que os tratamentos naturais devem ser acompanhados por um profissional da área, trouxemos algumas das aplicações da unha de gato e uxi amarelo. Muitos estudos têm surgido sobre ambos e trataremos sobre eles. Porém, resumidamente, ambos são utilizados em casos:


  • Miomas;

  • Cistos;

  • Inflamações no ovário policístico;

  • Inflamações no útero;

  • Infeções urinárias;

  • Reumatismo;

  • Gastrite;

  • Tumores.


O combate aos miomas por meio de chás tem sido objeto de pesquisa de diferentes profissionais. No caso da unha de gato e uxi amarelo e dos demais ingredientes, não há uma resposta conclusiva, mas uma boa dose de otimismo e resultados animadores. A unha de gato tem se provado um anti-inflamatório natural poderoso, sendo até usado para tratar gripes e viroses. Por fortalecer o organismo e o sistema imunológico, é um recurso quando nos deparamos com tumores.


A unha de gato foi objeto de estudo da Faculdade Medicina do ABC, em São Paulo. Chegou-se ao resultado de que a planta é excelente para a redução da fadiga em pacientes com câncer, um sintoma encontrado em uma grande quantidade de pessoas nesta condição. Entretanto, antes não havia um tratamento formal, mesmo o cansaço causando um impacto importante no bem-estar. Por isso, o uso da unha de gato e seu efeito anti-inflamatório são uma proposta tão relevante para aliviar o desgaste causado pela doença.


O estudo, divulgado em 2017, teve em sua elaboração a contribuição de 51 voluntários, com 64 anos, 47% mulheres. Para tal, todos receberam pílulas que continham unha de gato e consumiram 3 vezes por dia em 2 meses. Os que se encontravam num estágio mais avançado confirmaram o efeito positivo na diminuição da fadiga. Para os pesquisadores, o próximo passo é testar a planta para tratar dores articulares originadas pelo câncer de mama.


A unha de gato e uxi amarelo têm sido testados com eficiência em muitos casos. Em 2012, uma pesquisa avaliou a utilização do uxi amarelo para ajudar na redução de gordura no fígado. O estudo foi realizado com animais que consumiram a substância em chá. Após, foi averiguado uma diminuição no colesterol LDL e o aumento do colesterol HDL. A especialista se mostra otimista no aproveitamento da flora amazônica para combater a gordura no fígado (chamada de esteatose ou Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica). A infusão não alterou funções hepáticas e se mostrou segura. Um bom indício para continuar e ampliar os estudos na área.

Como utilizar unha de gato e uxi amarelo?


É possível utilizar unha de gato e uxi amarelo em cápsulas. Recomendamos que seja ingerida uma cápsula de duas até três vezes por dia. As orientações devem, no entanto, seguir a avaliação de um profissional de saúde. Ele saberá dizer para cada caso, especialmente os mais críticos, qual a quantidade ideal. Lembrando que deve haver cuidados com gestantes, nutrizes e crianças até 10 anos. Nestas situações, o produto deve ser devidamente prescrito por um nutricionista ou médico.


Quer saber mais sobre unha de gato e uxi amarelo? Entre em contato conosco! Teremos prazer em responder dúvidas e trocar conhecimentos.


Se você interessa por Medicina Preventiva Natural, conheça também a melhor opção dentro das terapias quânticas atuais: Consulta do Terreno Biológico! Aproveite reservar sua consulta com preço especial de lançamento.

Clique aqui e saiba mais!


consulta terreno biologico

Voltar